Determinação de Vitamina C em Extratos de Frutas: Uma Proposta Pedagógica para Trabalhar Conceitos Químicos e Bioquímicos no Ensino Médio

  • Ana P. A. Borges Universidade Federal de Catalão, Instituto de Química
Palavras-chave: ensino de química, método de Balentine, titulação

Resumo

Este estudo aborda uma sugestão de metodologia pedagógica para integrar aexperimentação no Ensino de Química, envolvendo a determinação de vitamina C emextratos de laranja, limão e kiwi, utilizando o método iodométrico como uma ferramentapara ensinar conceitos de estequiometria, métodos analíticos, reações de oxirreduçãoe bioquímicos. A proposta visa conectar conteúdos teóricos ao cotidiano dos alunos,tornando o aprendizado mais significativo e engajador, permitindo que os estudantesdesenvolvam habilidades práticas e analíticas, promovendo o protagonismo no processode aprendizagem. Além disso, a abordagem sustentável, utilizando reagentes de baixocusto e impacto ambiental, facilita a execução dessa atividade em sala de aula.

Referências

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Publicado
2025-05-31
Como Citar
P. A. Borges, A. (2025). Determinação de Vitamina C em Extratos de Frutas: Uma Proposta Pedagógica para Trabalhar Conceitos Químicos e Bioquímicos no Ensino Médio. Revista Processos Químicos, 20(37), 129-134. https://doi.org/10.19142/rpq.v20i37.788