Chemical Reactions Through Investigative Experimentation: Report of Na Action by PIBID Quimica UFGD

  • Jaqueline O. Alves
  • Kamilla M. L. Santos Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
  • Keila B. Dias Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul - SED MS
  • Elaine S. Ramos Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
Keywords: initial formation, continuing training, chemistry teaching

Abstract

PIBID (Institutional Teaching Initiation Scholarship Program) plays a crucial role
in valuing teacher training for basic education in Brazil. Undergraduate students have
the opportunity to enrich the educational experience of basic education students by
collaborating with teachers in public schools. Through activities such as chemical
experiments, they make learning more practical and engaging, awakening students’
curiosity. Additionally, fellows gain valuable practical experience in teaching and
communications. The active participation of fellows improves the quality of chemistry
teaching in public schools.

References

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à práticaeducativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educaçãoinovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

CARVALHO, A. M. P. Formação de Professores de Ciências. São Paulo:Cortez, 1993.

LIMA, J. F. L. et al. A contextualização no Ensino de Cinética Química.Quím. Nova na Esc., n. 1, maio de 2000.

LÔBO, S. O trabalho experimental no ensino de química. Quím. Nova,35(2), 430- 434, 2012.ArtAigrtoi gCoo nGveirdaal d2o 146 Revista Processos Químicos Jan/Jun de 2025

ZIMMER, C. A química do banho de ouro em bijuterias: uma propostade ensino baseada nos três momentos pedagógicos. Quím. Nova na Esc.,44(1), 2022.

ZIMMER, et al., Experimentação de química no ensino médio:percepções e concepções de alunos e professores. Gónd. Ens. Y Aprend.De Las Cienc, 16(3), 594- 605, 2021.

OLIVEIRA, D. G. D. B; GABRIEL, S. S.; MARTINS, G. S. V. Aexperimentação investigativa: utilizando materiais alternativos comoferramenta de ensino- aprendizagem de química, Rev. de Pesq. Interd.,Cajazeiras, n. 2, suplementar, p. 238- 247, set. de 2017.

GONÇALVES, R., GOI, M. A construção do conhecimento químico pormeio do uso da metodologia de experimentação investigativa. Ver. Deb.Em Ens. De Quím., 8(2), 31-40, 2022.

NUNES, J.; GONÇALVES, T. Experimentação investigativa no ensinoaprendizagemde conhecimentos químicos socialmente relevantes.Interfaces Da Educ., 13(37), 2022.

PAIVA, M.; STROHSCHOEN, A. A exploração de atividadesinvestigativas no ensino dos conteúdos de estabilidade das construções.Ver. Signos, 43(1), 2022.

STROHSCHOEN et al., A participação no Pibid e as metodologiasativas de ensino e de aprendizagem. Rev. Práxis, 10(19), 2018.

ARAÚJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades Experimentais noEnsino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Ver. Bras.de Ens. de Física, v. 25, n. 2, p. 176–194, 2003.

MONTEIRO, et al., Percepção de licenciandos sobre o papel da experimentação no ensino de química. Rev. Bra. De Educ. Em Ciênc. EEduc. Matemática, 5(1), 72-88, 2021.

RECEPUTI, et al., A experimentação pelo olhar de graduandos em química: relações com o contexto formativo. Investig. Em Ens. DeCiênc., 25(2), 313, 2021.

GONÇALVES, R.; GOI, M. Uma revisão de literatura sobre o uso daexperimentação investigativa no ensino de química. Comunicações,25(3), 119, 2019.

ALMEIDA, et al., O desenvolvimento de habilidades cognitivas emregistros gráficos e escritos de um clube de ciências. Imagens Da Educ.,24(4), 73-97, 2021.

LEÃO, A.; GOI, M. Revisão de literatura sobre a experimentaçãoinvestigativa no ensino de ciências. Comunicações, 28(1), 315-345,2021.

SOUZA et al., Experimentação Investigativa no Ensino de Química:Reflexões de Práticas Experimentais a Partir do Pibid. XI CongressoNacional de Educação- Educere, 2013.

ANDRADE, R.; VIANA, K. Atividades experimentais no ensinoda química: distanciamentos e aproximações da avaliação de quartageração. Ciênc. & Educ. (Bauru), 23(2), 507-522, 2017.

MILARÉ, et al., Ilha interdisciplinar de racionalidade na formação deprofessores de química: um relato de experiência. Rev. Ciênc. & Ideias,224-235, 2019.

GUIMARÃES, C. C., Experimentação no Ensino de Química:Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa, Quím.Nova na Esc. Vol. 31, N° 3, p. 198-202, 2009.

BARBOSA, A, R.; JESUS, J. A. A Utilização de Materiais Alternativos emExperimentos Práticos de Química e Sua Relação com o Cotidiano, 2009.

ZILVA, et al., Experimentos de baixo custo aplicados ao ensino dequímica: contribuição ao processo ensino-aprendizagem. Scientia Plena,13(01), 2017.

ALMEIDA, C. O uso de indicadores ácido-base naturais no ensino dequímica: uma revisão. Research Society and Development, 9(9), 2020.

GOMES, et al., Educação: as principais abordagens da área, Desenvolvimentode um espectrofotômetro de baixo custo como recurso didático no ensinode química, v. 02, São José dos Pinhais, Seven Events, 2023.

MACHADO, P. F. L. e MÓL, G. S. Experimentando química comsegurança. Quím. Nova na Esc., v. 27, p. 57-60, 2008.

Published
2025-05-31
How to Cite
O. Alves, J., M. L. Santos, K., B. Dias, K., & S. Ramos, E. (2025). Chemical Reactions Through Investigative Experimentation: Report of Na Action by PIBID Quimica UFGD. Revista Processos Químicos, 20(37). https://doi.org/10.19142/rpq.v20i37.772