O Ensino de Química e a Pesquisa: Influência do Programa de Iniciação Científica para Formação Docente
Resumo
O artigo aborda a relevância da pesquisa como meio de capacitação na formação de professores, para tanto discute as percepções dos discentes participantes de Iniciação Científica (IC) da licenciatura em química. A pesquisa foi qualitativa descritiva cujo procedimento de análises envolveu a aplicação de questionário estruturado que abordou as vivências dos discentes. A pesquisa revelou que a IC contribuiu para desenvolver uma abordagem investigativa na formação, abordando aspectos positivos, potenciais e desafios. Conclui-se que a IC pode enriquecer a formação profissional, incorporando pesquisa em ensino, cultura, questões históricas/sociais e novas ferramentas de aprendizado, sendo capaz atender diferentes objetivos da pesquisa científica.
Referências
MASSI, L.; QUEIROZ, S. L. Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro. São Paulo: Editora Unesp; 2015. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/s3ny4/pdf/ massi-9788568334577.pdf. Acesso em: 13 out. 2023.
ARANTES, S. de L. F.; ARANTES, B. O.; SIMÃO, D. A. A iniciação científica na formação de professores: Representações dos pesquisadores-orientadores. Educ. em Revista, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 31–52, 2021. DOI: 10.36311/2236-5192.2021. v 22, n1, p. 31. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/10905. Acesso em: 14 out. 2023.
SOUZA, D.; BORGES, H. O ensino com pesquisa, a partir do programa ciência na escola-PCE, como ferramenta de formação continuada em escolas do campo do estado do amazonas. Research Society and Development, 10(12), 2021.
ALVES, et al., O pibid como modelo para difusão científica na periferia metropolitana de São Paulo: o caso do projeto banca da ciência. Em Aberto, 35(115), 2023.
CARNEIRO, et al., Metodologias para a iniciação científica: preparação para a pesquisa científica e tecnológica. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, 225-235, 2022.
ALBUQUERQUE et al., Contribuições da iniciação científica para a formação acadêmica e profissional de estudantes do PIBIC/ICMBIO: percepções dos egressos. Biodiversidade Brasileira - Biobrasil, 12(1), 159-183, 2022.
ERDMANN, A. L.; PAGLIUCA, L. M. F. Iniciação científica: trajetória para a pesquisa. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 6, p. 1-3, 2007.
Programas Institucionais de Iniciação C&T. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-ict. Acesso em: 12 out. 2023.
SEVERINO, A. J. Docência universitária: a pesquisa como princípio pedagógico. Revista@mbienteeducação, v. 2, n. 1, p. 120-128, 2009. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/540/511. Acesso em: 12 out. 2023.
BAZIN, M. J. et al. O que é a iniciação científica. Rev. de Ens. de Física, v. 5, n. 1, p. 81-88, 1983.
ALMEIDA, L. M. A. C. Sobre a iniciação científica ou sobre a difícil tarefa de formar profissionais críticos e autônomos. Anais do I Encontro de Iniciação Científica da USF, p. 22-24, 1995.
BARIANI, I. C. Estilos cognitivos de universitários e iniciação científica, Tese de Doutorado (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 1998.
MORAES, F. F.; FAVA, M. A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos. São Paulo em perspectiva, v. 14, p. 73-77, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/jPHKPG8MJtsHnyqF4PfMLDC/?format=html. Acesso em: 12 out. 2023.
LORDELO, J. A. C.; ARGÔLO, R. F. Influências da Iniciação Científica na pós-graduação. Estudos em Avaliação Educacional, v. 26, n. 61, p. 168-191, 2015. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/2840. Acesso em: 12 out. 2023.
BRIDI, J. C. A.; PEREIRA, E. M. A. O impacto da Iniciação Científica na formação universitária. Olhar de professor, v. 7, n. 2, 2004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1404. Acesso em: 11 out. 2023.
BRIDI, J. C. A. A Iniciação científica na formação do universitário. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
MASSI, L. Contribuição da iniciação científica na apropriação da linguagem científica por alunos de graduação em Química. 2008. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
NEDER, R. T. A Iniciação científica como ação de fomento do CNPq: o programa institucional de bolsas de iniciação científica – Pibic. 2001. Dissertação (Mestrado em desenvolvimento Sustentável) – Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília.
BREGLIA, V. L. A. A Formação na graduação: contribuições, impactos e repercussões do PIBIC. 2002. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
LEITÃO FILHO, L. M. A. A Importância do programa de iniciação científica para a formação de pesquisadores. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USF, 1, 1996. Bragança Paulista. Anais... Bragança Paulista: Universidade São Francisco/Ippea, 1996. p.21.
AGUIAR, L. C. C. O Perfil da iniciação científica no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e no Departamento de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1997. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) – Centro de Ciências da Saúde, Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
PIRES, R. C. M. A Contribuição da iniciação científica na formação do aluno de graduação numa universidade estadual. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador.
CABERLON, V. I. Pesquisa e graduação na Furg: em busca de compreensões sob distintos horizontes. 2003. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
MELO, N.; LYRA, K. A. P. A importância do PIBID e do PIBIC: uma reflexão sobre programas de formação docente. Iniciação Científica Cesumar, v. 22, n. 1, p. 133-139, 2020.
CUNHA, M. I. da. Verbetes: formação inicial e formação continuada. In: MOROSINI, M. C. (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Brasília: MEC/INEP, 2006.
MASSI, L.; QUEIROZ, S. L. Estudos Sobre Iniciação Científica no Brasil: Uma Revisão. Cadernos de Pesq., v. 40, p. 173–197, 2010.
ANDRÉ, M. E. D. A. de. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, M. E. D. A. de (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2012.
LÜDKE, M. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, M. (Org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2012.
GATTI, B. A; BARRETTO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E. D. A. de. Políticas de formação inicial de professores. In: GATTI, B. A; BARRETTO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E. D. A. de. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
GATTI, B. A.; NUNES, M. M. R. (orgs.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.
CUNHA, R. C. O. B.; BARBOSA, A.; SOUZA, T. A. Iniciação científica nos cursos de licenciatura e contribuições para a formação de professores. Rev. Diálogo Educacional, v. 21, n. 70, 2021.
SILVA, C. S da; OLIVEIRA, L. A. A. Formação inicial de professores de química: formação específica e pedagógica. In: NARDI, R. (Org.). Ensino de ciências e matemática I: temas sobre a formação de professores [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 258 p. Disponível em SciELO Books. Acesso em: 12 out. 2023.
CUNHA, M. I da. A docência como ação complexa. In: CUNHA, M. I. (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin; Brasília: CAPES/ CNPq, p. 19-34, 2010.
SANDRI, V. A Pesquisa Educacional na Formação Inicial de Professores nas Licenciaturas da UNIJUÍ: Competência Profissional em Construção. 2010. 103p. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, IJUÍ/RS, 2010.
MARTINS, H. H. T. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educ. e pesquisa, v. 30, n. 02, p. 289-300, 2004. 36. GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Rev. de adm. de empresas, v. 35, p. 57-63, 1995.
Copyright (c) 2024 Revista Processos Químicos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.