Síntese de Nanopartículas Magnéticas: O Potencial Multidisciplinar da Prática da Nanociência no Ensino Médio

  • Marcos A. Ferreira Instituto Federal Goiano (IFGOIANO) – Campus Catalão
  • Rosilene F. C. Ferreira Instituto Federal Goiano (IFGOIANO) – Campus Catalão
  • Marccus V. A. Martins Instituto Federal Goiano (IFGOIANO) – Campus Catalão https://orcid.org/0000-0001-8692-675X
  • Jocélia P. C. Oliveira Instituto de Química, Universidade Federal de Catalão
Palavras-chave: Ensino Médio, Nanociência, Nanotecnologia.

Resumo

Esse trabalho analisou qualitativamente o nível de conhecimento sobre os temas da nanociência e nanotecnologia, em uma escola pública do município de Catalão - Goiás. A análise dos questionários realizados por 160 estudantes do ensino médio revelou um baixo conhecimento sobre os temas. A internet foi o canal mais destacado pelos alunos como meio de informação. Aliada a essa pesquisa, propôs-se a realização de uma aula prática sobre a síntese de nanopartículas magnéticas. Essa aula prática com os alunos apresentou-se como um excelente instrumento didático para introduzir os termos da nanociência e nanotecnologia ainda no ensino médio e incentivar a iniciação científica.

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Publicado
2024-04-25
Como Citar
A. Ferreira, M., F. C. Ferreira, R., V. A. Martins, M., & P. C. Oliveira, J. (2024). Síntese de Nanopartículas Magnéticas: O Potencial Multidisciplinar da Prática da Nanociência no Ensino Médio. Revista Processos Químicos, 18(35), 91-99. https://doi.org/10.19142/rpq.v18i35.724