Síntese de Nanopartículas Magnéticas: O Potencial Multidisciplinar da Prática da Nanociência no Ensino Médio
Resumo
Esse trabalho analisou qualitativamente o nível de conhecimento sobre os temas da nanociência e nanotecnologia, em uma escola pública do município de Catalão - Goiás. A análise dos questionários realizados por 160 estudantes do ensino médio revelou um baixo conhecimento sobre os temas. A internet foi o canal mais destacado pelos alunos como meio de informação. Aliada a essa pesquisa, propôs-se a realização de uma aula prática sobre a síntese de nanopartículas magnéticas. Essa aula prática com os alunos apresentou-se como um excelente instrumento didático para introduzir os termos da nanociência e nanotecnologia ainda no ensino médio e incentivar a iniciação científica.
Referências
1. Ministério da Educação (MEC). Parâmetros Nacionais Curriculares Ensino Médio: bases legais. Brasília, DF: MEC, 2000.
2. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/Setec, 1999.
3. DA SILVA JÚNIOR, C. A.; FRANCISCO, C. R. L.; JESUS, D. P.; CUNHA, R. L. IJET-PDVL 2020, 3,1.
4. ZHU, S.; MENG, H.; GU, Z.; ZHAO, Y. Nano Today 2021, 39, 101233.
5. TOMA, H. E.; ARAKI, K. Ciência Hoje 2005, 37. 217.
6. POKROPIVNY, V. V.; SKOROKHOD, V. V.; Mater. Sci. Eng. C 2007, 27, 990.
7. FRANCIS, D. V.; SOOD, N.; GOKHALE, T. Prog. Prosp. Nanosci. Today 157. 2020.
8. FRANCIS, D.V.; THALIYAKATTIL, S.; CHERIAN, L.; SOOD, N.; GOKHALE, T. Polymers 2022, 14, 1379.
9. MITCHELL, M. J.; BILLINGSLEY, M. M.; HALEY, R. M.; WECHSLER, M. E.; PEPPAS, N. A.; LANGER, R. Nat. Rev. Drug Discovery 2021, 20, 101.
10. PANDEY, D. K.; KUDDUSHI, M.; KUMAR, A.; SINGH, D. K. Colloids Surf. A Physicochem. Eng. Asp. 2022, 650, 129631.
11. MOHANRAJ, V.; CHEN, Y. Trop. J. Pharm. Res. 2006, 5, 561.
12. MARTINS, M. A.; TRINDADE, T. Quim. Nova 2012, 35, 1434.
13. b. MELO, M. A. Jr.; SANTOS, L. S. S.; GONÇALVES, M. C.; NOGUEIRA, A. F. Quím. Nova 2012, 35,1872.
14. SUN, S.; ZENG, H. J. Am. Chem. Soc. 2002, 124, 8204.
15. NICOLESCU, B. et al. São Paulo: Unesco, USP/Escola do Futuro, Cesp, 2000.
16. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
17. ZANELLA, I.; FAGAN, S. B.; BISOGNIN, V.; BISOGNIN, E. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF. Vitória, Brasil. 2009.
18. LEONEL, A. A. Dissertação de Mestrado em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
19. RIBEIRO, A.C.; COSTA, M.; SANTOS, C. R.; BONADIO, T. G. M.; TOMINAGA, T.T.; Revista Brasileira de Ensino de Física 2021.
20. CAMACHO-ELIZONDO, M.; BATISTA-MENEZES, D.; MORABOLAÑOS, R.; VEGA-BAUDRIT, J.; MONTES de Oca-Vásquez, G. Uniciencia 2022, 36, 1.
21. PEDROSA, M. B. A. O.; PINTO, E. S. Revista Dynamis. Furb. Blumenau 2023, 29, 91.
22. PETCHAROEN, K.; SIRIVAT, A. Mater. Sci. Eng. B 2012, 177, 421.
23. MARTINS, M. V. A.; BONFIM, C.; SILVA, W. C.; Crespilho; F. N. Electrochem. Commun. 2010, 12,1509.
24. TOMKELSKI, M. L.; FAGAN, S. B.; SCREMIN, G. Ciênc. Educ., Bauru 2019, 25, 665.
25. ELLWANGER, A.; MOTA, R.; FAGAN, S. B. Vidya 2014, 34, 85. 27. LAURENT, S.; FORGE, D.; PORT, M.; ROCH, A.; ROBIC, C.; Elst, L. V.; MULLER, R. N. (2008). Chem. Rev. 2008, 108, 2064.