Avaliação dos Processos de Amostragem no Setor de Matéria Prima na Indústria Farmacêutica
Resumo
O trabalho consistiu em analisar os planos de amostragem de inspeção para atributos no setor de matéria prima de algumas indústrias farmacêuticas, simulando condições com diferentes tamanhos de lotes e diferentes níveis de frações de defeituosos. Foi verificado que os planos utilizados não apresentam uma consistência quanto os pontos específicos: Nível de Qualidade Aceitável (NQA) e o Percentual Aceitável de Defeituosos no Lote (PADL), podendo assim estar ocorrendo problemas como à aceitação com freqüência de lotes ruins ou rejeição de lotes bons. Como alternativa planos de amostragem em um único e em dois estágios foram sugeridos, considerando níveis específicos, NQA e PADL, definidos a priori. Os planos sugeridos se mostraram mais consistentes, portanto mais confiáveis, e em algumas situações mais econômicos, pois exigiam um tamanho amostral menor.
Referências
2. Costa, A.F.B.; Epprecht, E.K.; Carpinetti, L.C.R. Controle Estatístico de Qualidade. São Paulo: Atlas, 2004.
3. Duncan, A.J. Quality Control and Industrial Statistics, 5th ed., Irwin, Home Wood, IL, 1986.
4. Hald, A. Statistics Theory of Sampling Inspection by Attributes. New York, Academic Press, 1981.
5. Montgomery, D.C. Introdução ao Controle Estatístico de Qualidade, 4º edição. Rio de Janeiro,RJ, LTC, 2004.
6. Johnson, N.L.; Kotz, S. & Balakrishnan, N. Univariate Discrete Distributions. 2 ed., New York, John Wiley & Sons, Inc (1992).
7. Wruck, E; Julião, F.S. Determinação do tamanho amostral para a validação de processo de produtos estéreis na indústria farmacêutica. Revista Processos Químicos. v.1,n.1,p.14-20, 2007.
8. Venables, W.N.; Smith, D. M. An Introduction to R: Notes on R: A programing Environment for data analysis and grafics, 2005. Site http://www.r-project.org. Acessado em março de 2008.
Copyright (c) Revista Processos Químicos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.