Aplicação dos Princípios Basilares da Ciência e do Seu Ideal como Diretrizes para Adquirir Conhecimento na Era Digital

Palavras-chave: modelos matemáticos, sentido teleológico, experiência cognitiva

Resumo

Neste artigo, o autor sustenta que os princípios basilares da ciência clássica constituem guias seguros para a apreensão de novos conhecimentos na era contemporânea. Esta concepção advém de uma reflexão sobre o conceito de ciência amparada em acontecimentos históricos que forjaram a civilização ocidental e o seu modo de pensar a realidade visando a busca pela verdade. Um dos resultados dessa atividade foi o desenvolvimento de um método para obter novos conhecimentos apoiados em três pilares: teoria, experimentação e simulação. Embora existam desafios próprios da era atual, os cientistas contemporâneos podem sempre pautar suas atividades nos bens transcendentais clássicos.

Referências

1. PLATÃO. Teeteto. 3ª. Lisboa : Gulbenkian, Fundação Calouste, Trad. de Adriana Manuela Nogueira e Marcelo Boeri, 2010.

2. PAUL, NATORP. Teoria das ideias de Platão: uma introdução ao idealismo. São Paulo : Paulus, 2012. Vol. 1 e 2.

3. CONTARATO, THIAGO SEBASTIÃO REIS. Hilemorfismo comum e o movimento substancial de geração e corrupção. Aquinate. 2017, Vol. 31, pp. 46-60.

4. REALE, GIOVANNI. Metafísica de Aristóteles. 5ª. São Paulo : Edições Loyola, 2002.

5. GUERIZOLI, RODRIGO. Hilemorfismo, essência e definição: Acordos e desacordos do debate medieval. Analytica. 2012, pp. 67-84.

6. DESCARTES, RENÉ. O discurso do método. 2ª. São Paulo : Martins Fontes, 2001.

7. STIVAL, MONICA LOYOLA. Subjetividade Espaço e Tempo em David Hume. 1ª. São Paulo : Humanitas Fflch/Usp, 2015.

8. KANT, IMMANUEL. Crítica da razão pura. 5ª. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian , 2001.

9. DILTHEY, WILHELM. Ideias acerca de uma psicologia descritiva e analítica. Covilhã : LusoSofia Press, 2008.

10. CARVALHO, OLAVO DE. Inteligência e Verdade. Ensaios de Filosofia. 1ª. Rio de Janeiro : Vide, 2021.

11. ARISTÓTELES em Nova Perspectiva. Introdução à Teoria dos Quatro Discursos. 1ª. Rio de Janeiro : Vide, 2016.

12. CNI. Retratos da sociedade brasileira: Educação básica. Brasília: Gerência Executiva de Pesquisa e Competitividade, 2018.

13. REAL, GISELLE CRISTINA MARTINS. Avaliação e qualidade no Ensino Superior: os impactos do perÍodo 1995-2002. Educação e Pesquisa. 2009, pp. 573-584.

14. FERRETTI, CELSO JOÃO. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Ensino de Humanidades. 2018, pp. 25-42.

15. GASSET, JOSÉ ORTEGA y. Mission of the university. New York: Routledge Taylor & Francis group, 2014.

16. BLOOM, ALLAN. O declínio da cultura ocidental: da crise da universidade à crise da sociedade. 2ª. São Paulo : Best Seller, 1987.

17. KIRK, GEOFFREY, et al. Os filósofos pré-socráticos. 7ª. Lisboa: Cambridge University Press, 1983.

18. RIEDEL, MORRIS, et al. Research advances by using interoperable e-science infrastructures. Cluster Computing. 2009, pp. 357-372.

19. RIEDEL, MORRIS, et al. Classification of Different Approaches for e-Science Applications in Next Generation Computing Infrastructures. IEEE Fourth International Conference on eScience. 2008, pp. 198-205

Publicado
2023-10-13
Como Citar
Oliveira, H. L. (2023). Aplicação dos Princípios Basilares da Ciência e do Seu Ideal como Diretrizes para Adquirir Conhecimento na Era Digital. Revista Processos Químicos, 17(33), 9-19. https://doi.org/10.19142/rpq.v17i33.673