Bancada Didática para Ensaios em Mecânica dos Fluidos

  • Alexandre G. Jesus Faculdade SENAI Roberto Mange. Anápolis-GO.
  • Cristiano S. Santos Faculdade SENAI Roberto Mange. Anápolis-GO.
  • Davi H. P. Sousa Faculdade SENAI Roberto Mange. Anápolis-GO.
  • Matheus S. M. Bertoldo Faculdade SENAI Roberto Mange. Anápolis-GO.
  • Diego Vieira Faculdade SENAI Roberto Mange. Anápolis-GO.
  • Almiro M. S. Neto Faculdade SENAI Roberto Mange. Anápolis-GO.
Palavras-chave: bancada didática., mecânica dos fluidos., educação profissional.

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de um projeto de bancada didática de hidráulica simples e de baixo custo, iniciado por meio da necessidade adquirida pela Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange ligada ao trabalho de conclusão de curso dos acadêmicos de Tecnólogo de Manutenção Industrial. O projeto enfatiza a importância da execução de atividade práticas em conjunto com as aulas teóricas durante a graduação.
Além da descrição dos materiais e métodos utilizados, apresentam- se os resultados e discussões provenientes das comparações orçamentárias. A conclusão deste trabalho é positiva, pois se apresenta uma proposta que atende melhor aos cursos de graduação com melhor relação custo-benefício.

Referências

1. NEVES, Erika Zoraia Venâncio. DA TEORIA Á PRÁTICA: uma ponte a ser construída desde a formação inicial. 2011.86 f. TCC (Graduação) – Curso de Licenciatura em Letras, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa,2011.

2. BRASIL. Lei nº 9.349, de 20 de dezembro de 1996. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Lei Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996.

3. SANTOS, Joedson Brito dos. Avanços e desafios da educação. In: XXVI Simpósio brasileiro de política e administração da educação, 26., 2013,

4. PEKELMAN, Hélio; MELLO JUNIOR, Antônio Gonçalves. A importância dos laboratórios no ensino de engenharia mecânica. In:COBENGE, 32., 2004, Brasília. DANDO FORMA A UMA NOVA REALIDADE. Brasília: Abenge,2004.p.1-9.

5. SELVAKUMAR, S, RAJARAM, Kanchana. Achieving execellence in engineering education through improved teaching-learning process. 2015 IEEE International Conference On Teaching, Assessment, And Learning For Engineering (tale), Zhuhai, p246-252, dez. 2015. Institute of Electronics Engineers (IEEE).

6. SENAI Projeto Pedagógico de Curso de Graduação Tecnológica – Tecnólogo de Manutenção Industrial. Anápolis Departamento Regional de Goiás. 2014.

7. SENAI. Metodologia Senai de Educação Profissional. Brasília: CNI, 2013.

8. Palmieri, A. C. (1994), Manual de Hidráulica Básica, Brasil, Porto Alegre.

9. Linsingen, I. V. (2003), Fundamentos de Sistemas Hidráulicos, Brasil, Florianópolis. NETTO, José Martiniano de Azevedo et al. Manual de Hidráulica. 8°. ed. São Paulo - SP: Edgard Blücher LTDA, 2007. 342 p.

10. FOX, Robert W.; PRITCHARD, Philip J.; MCDONALD, Alan T. Introdução à mecânica dos fuidos. Sétima Edição. ed. Rio de Janeiro: Grupo Editorial Nacional, 2008. 733 p.

11. HALLIDAY, David; RESNICK, Robert. Fundamentos de Física: Gravitação, Ondas e Termodinâmica. 8°. ed. Rio de Janeiro: Grupo Editorial Nacional, 2007. 314 p. v. 2.

12. VILANOVA, Luciano Caldeira. Mecânica dos Fluidos. 3. edição. ed. Santa Maria - RS: Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, 2011. 82 p.

13. ROMA, Woodrow Nelson Lopes. Fenômenos de Transporte para Engenharia. 2°. ed. São Paulo - SP: Rima, 2003. 145 p.

Publicado
2022-05-18
Como Citar
Alexandre G. Jesus, Cristiano S. Santos, Davi H. P. Sousa, Matheus S. M. Bertoldo, Diego Vieira, & Almiro M. S. Neto. (2022). Bancada Didática para Ensaios em Mecânica dos Fluidos. Revista Processos Químicos, 15(30), 99-110. https://doi.org/10.19142/rpq.v16i30.637