Formação por Competências: A Experiência do Curso de Engenharia Química do SENAI CETIQT

  • André L. C. Simões Universidade Federal do ABC, UFABC, São Paulo, Brasil
  • Cláudia de Abreu Universidade Federal do ABC, UFABC, São Paulo, Brasil
  • Josie C. Barbosa Universidade Federal do ABC, UFABC, São Paulo, Brasil
  • Letícia Q. Pereira Universidade Federal do ABC, UFABC, São Paulo, Brasil
  • Marta C. Picardo Universidade Federal do ABC, UFABC, São Paulo, Brasil
  • Tanise M. Flores Universidade Federal do ABC, UFABC, São Paulo, Brasil
Palavras-chave: competência; metodologias ativas.

Resumo

Atualmente, o mercado busca engenheiros com perfil mais humanístico e empreendedor, além da formação técnica de qualidade. Para atender essa demanda, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais focam na aprendizagem por competências. Essas novas diretrizes, junto com a Metodologia SENAI de Educação Profissional, impulsionaram a adequação da Grade Curricular do Curso de Engenharia Química do SENAI CETIQT. Hoje, ao invés de disciplinas, tem-se unidades curriculares, que comtemplam competências, técnicas e socio emocionais. A utilização de metodologias ativas, que trazem casos reais, aproximando a indústria dos discentes, apresentou-se muito vantajosa, cativando o discente e capacitando o profissional para o mercado de trabalho atual.

Referências

1. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Parecer Homologado. publicado no D.O.U. de 23/4/2019, Seção 1, Pág. 109. PROCESSO Nº: 23001.000141/2015-11

2. SENAI. Planejamento dos processos de ensino e aprendizagem. Brasília: Departamento Nacional, 2018.

3. SENAI. Metodologia SENAI de Educação Profissional. Brasília: Departamento Nacional, 2019.

4. SENAI-DN. Itinerário Nacional de Educação Profissional SENAIÁrea Química. Brasília, 2018.

5. BACICH, L. MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. EditoracPenso, Porto Alegre, 2018.

Publicado
2020-09-22
Como Citar
Simões, A. L. C., Abreu, C. de, Barbosa, J. C., Pereira, L. Q., Picardo , M. C., & Flores, T. M. (2020). Formação por Competências: A Experiência do Curso de Engenharia Química do SENAI CETIQT. Revista Processos Químicos, 14(27), 83-88. https://doi.org/10.19142/rpq.v14i27.578