Avaliação de Agrotóxicos em Água para Consumo Humano – Estratégias Analíticas para o Monitoramento e Aspectos Regulatórios
Resumo
Este trabalho tem por finalidade ampliar a capacidade de avaliação dos agrotóxicos em água para consumo humano, otimizar estratégias analíticas para o monitoramento e propor mudanças na legislação federal brasileira. Foi feito um levantamento de quais agrotóxicos são utilizados nos municípios brasileiros e dos 511 compostos autorizados para uso pela ANVISA, foram selecionados 170 agrotóxicos, que estão sendo inseridos na nova metodologia analítica. Espera-se que para a análise multiresidual de agrotóxicos de características físico-químicas diversas, sejam utilizadas as técnicas de cromatografia gasosa e líquida, ambas hifenadas a espectrometria de massas com triplo quadrupolo.
Referências
2. CARNEIRO, F. F.; ABRASCO (EDS.). Dossiê ABRASCO: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. Rio de Janeiro: São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular, 2015.
3. CONAMA. Resolução 357. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. 17 mar. 2005, p. 58–63.
4. DE, A. et al. Worldwide Pesticide Use. In: DE, A. et al. (Eds.). Targeted Delivery of Pesticides Using Biodegradable Polymeric Nanoparticles. New Delhi: Springer India, 2014. p. 5–6.
5. Food and Agriculture Organization. Disponível em:
6. IBAMA. Boletim anual de produção, importação, exportação e vendas de agrotóxicos no Brasil - 2014. Brasília, DF: IBAMA, MMA, 2016.
7. Instituto de Economia Agrícola. Análises e Indicadores do Agronegócio. Defensivos agrícolas: em 2014, faturamento do segmento foi o destaque, v. 10, p. número 5, 2015.
8. World Health Organization. Disponível em:
Copyright (c) 2005 Revista Processos Químicos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.