Avaliação da Expressão do Antígeno 503 de Leishmania I. Chagasi por Escherichia coli M15 Utilizando Diferentes Concentrações de IPTG
Resumo
A leishmaniose visceral é uma doença parasitária infecciosa causada por protozoários do gênero Leishmania, que pode ser letal quando não é feito um tratamento adequado. O aumento da incidência desta doença torna importante a busca por alternativas de baixo custo para diagnóstico rápido e vacinas. Nesse contexto, o principal objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência do IPTG na expressão do antígeno 503 de Leishmania i. Chagasi expresso em Escherichia coli. A bactéria foi cultivada em três ensaios diferentes, chamados Cinética A, B, C, onde a concentração do indutor IPTG foi variada em 10, 100 e 1500 μM, respectivamente. Observou-se que na Cinética C (1500 μM), obteve-se uma maior concentração de proteínas totais e a partir de uma análise qualitativa (eletroforese) observou-se que na cinética A e C obteve-se a melhor expressão do antígeno 503. Para purificação do antígeno,utilizou-se resina de níquel sefarose, operada em leito fixo. Os resultados qualitativos da purificação mostraram que não foi eficiente.
Referências
2. Laemmli, U. K. Cleavage of structural proteins during the assembly of the head of bacteriophage T4. Nature, v. 227, p. 680-685, 1970.
3. Leitão, A. L. O. S. Avaliação de métodos de rompimento celular e de diferentes metais imobilizados em resina Streamline Chelating para purificação do antígeno 503 de Leishmania i. chagasi. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017.
4. Lowry, O. H.; ROSEBROUG, N. J.; FARR, A. L.; et al. Protein measurement with the Folin phenol reagent. J. Biol Chem, v. 193, p. 265-275, 1951.
5. Vaz, M. R. F. Influência das condições de cultivo na produção de antígenos recombinantes de Leishmania i. chagasi utilizando Escherichia coli M15 cultivada em incubador rotativo e biorreator. Tese (Doutorado em Engenharia Química), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011.
6. Zanfonato, K. Produção de poli (3-hidroxibutirato) por linhagens de Escherichia coli dh5α e jm101 recombinantes. Tese (Doutorado), Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos. 96 p, 2012.
Copyright (c) 2005 Revista Processos Químicos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.




