Otimização Paramétrica Veicular Via Algoritmos Genéticos

  • Vinícius P. Lemes Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA.
  • Gino B. Colherinhas Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA.
Palavras-chave: otimização paramétrica, cadeia cinemática, veículo, algoritmos genéticos

Resumo

Este trabalho apresenta uma aplicação de algoritmos genéticos em um veículo automotivo, para buscar parâmetros ótimos de rotação de motor utilizados nas mudanças de marcha com o objetivo de otimizar a economia de combustível e performance em aceleração de 0 a 100 km/h. Foram considerados os testes de economia de combustível padronizados FTP e HWFET. A otimização buscou três perfis de direção ótimos: uma otimização global, uma otimização específica que desconsidera o teste HWFET e uma que desconsidera o teste FTP. Os resultados foram comparados a um perfil típico de condução com mudanças de marcha a 3000 rpm e reduções de marcha a 1000 rpm. A solução da otimização global obteve 11,55% de melhoria na economia de combustível FTP, mas houve redução de 14,30% na economia de combustível HWFET. As soluções encontradas pelo AG nas otimizações específicas alcançaram melhorias de 13,71% na
economia de combustível no teste FTP e 1,53% na economia de combustível no teste HWFET. Em todas as otimizações foram obtidas melhorias no tempo de 0 a 100 km/h de até 3,79%. Os resultados demonstraram que o algoritmo genético conseguiu obter bons resultados nas otimizações específicas.

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Publicado
2021-04-24
Como Citar
Vinícius P. Lemes, & Gino B. Colherinhas. (2021). Otimização Paramétrica Veicular Via Algoritmos Genéticos. Revista Processos Químicos, 14(28), 202-209. https://doi.org/10.19142/rpq.v14i28.616