Dimensionamento e Comparação de Estações de Tratamento de Efluentes Utilizando Lodos Ativados e Reator UASB para uma Cervejaria Artesanal

  • Carolina M. Rocha Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)
  • Karina S. C. Machado Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)
  • Laura H. de Andrade Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)
  • Emanuel M. F. Brandt Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)
Palavras-chave: Tratamento biológico. Lodos Ativados Convencional. UASB.

Resumo

Instalações que produzem cervejas artesanais geram efluentes líquidos de elevadas cargas orgânicas, esses que apresenta potencial poluidor significativo, necessitando assim tratamento adequado para o descarte, tanto em corpos d’água como em redes de saneamento. Desta maneira, neste presente trabalho, estudou-se a possibilidade de implantação de um sistema de tratamento biológico para uma cervejaria, com sede na cidade de Belo Horizonte, apresentando duas propostas: Sistemas de Lodos Ativados e Reator UASB. Foram utilizadas amostras de efluente gerado na indústria estudada, onde se pode observar uma concentração de DBO no valor de 4.117 mg/L e de SS na ordem de 5.487 mg/l. Dimensionou-se unidades contendo sistema de Lodos Ativados, apresentando 90% de eficiência de remoção de matéria orgânica, e duas unidades contendo UASB, a primeira seguida de um filtro biológico percolador (81% de eficiência de remoção de matéria orgânica) e a segunda seguida do sistema de Lodos Ativados (97% de eficiência de remoção de matéria orgânica). A qualidade do efluente final para as metodologias adotadas atendeu aos critérios de descarte da rede coletora da cidade.

Referências

1. ABNT NBR 12209. Elaboração de Projetos Hidráulico-Sanitários de Estações de Tratamento de Esgotos Sanitários. 2011.

2. Andreoli, C.V.; Von Sperling, M.; Fernandes, F. Lodos de esgotos: tratamento e disposição final. Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG; Departamento de Saneamento do Paraná, 2001.

3. Chernicharo, C.A.L. (2010). Principios do tratamento biológico de águas residurárias. Vol. 5. Reatores Anaeróbios. Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG, 246 p.

4. Norma Técnica T. 187/5 – Copasa. Lançamento de Efluente Não Domésticos no Sistema de Esgotamento Sanitário da COPASA. 2014.

5. Von Sperling, M. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 4ed. Minas Gerais: Departamento de Engenharia Sanitário e Ambiental UFMG, 2014.

6. Von Sperling, M. Lodos Ativados. 2ed. Minas Gerais: Departamento de Engenharia Sanitário e Ambiental UFMG, 2002.
Publicado
2017-07-03
Como Citar
Rocha, C. M., Machado, K. S. C., Andrade, L. H. de, & Brandt, E. M. F. (2017). Dimensionamento e Comparação de Estações de Tratamento de Efluentes Utilizando Lodos Ativados e Reator UASB para uma Cervejaria Artesanal. Revista Processos Químicos, 11(22), 83-85. https://doi.org/10.19142/rpq.v11i22.411