Explorando Aspectos Avaliativos da Inclusão e das Metodologias Ativas na Docência em Química: Análise a Partir da Teoria da Subjetividade

  • Ingrid M. Maciel
  • Vitor A. B. Peres Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Isabella G. Martinez Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
Palavras-chave: ensino de ciência, inclusão, transtorno do espectro autista

Resumo

A presente pesquisa teve como base teórica a Teoria da Subjetividade de GonzálezRey. Este trabalho apresenta o resultado a partir de um Estado da Arte, visando discutiro desenvolvimento de Metodologias Ativas no ensino de Ciências/Química inclusivopara estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Para delimitarmos as buscas,selecionamos um período de 2012 a 2023 e, para isso, utilizamos os repositórios deeventos de Ciências/Química e o Google Acadêmico. Além disso, com base na Teoriada Subjetividade, foi realizada uma análise singular com uma Professora de Química,buscando compreensão sobre sua abordagem educativa no ambiente escolar nestecontexto.

Referências

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Publicado
2025-05-31
Como Citar
M. Maciel, I., A. B. Peres, V., & G. Martinez, I. (2025). Explorando Aspectos Avaliativos da Inclusão e das Metodologias Ativas na Docência em Química: Análise a Partir da Teoria da Subjetividade. Revista Processos Químicos, 20(37), 73-92. https://doi.org/10.19142/rpq.v20i37.779