Estruturação do Planejamento e Controle da Manutenção de uma Indústria Farmacêutica

  • Gustavo G. F. Camps Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA.
  • Humbertt C. Souza Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA.
  • Pedro A. A. Lima Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA.
  • Romário R. Amorim Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA.
  • Sérgio M. Brandão Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA.
Palavras-chave: PCM, eficiência global de equipamentos, indicadores de performance, matriz de criticidade

Resumo

O setor farmacêutico possui grande impacto na economia nacional. Este trabalho foi realizado com o objetivo de demonstrar e avaliar o processo de estruturação do setor de PCM em uma indústria farmacêutica. Foi avaliado o processo de estruturação durante um período definido com o acompanhamento da evolução dos indicadores. Foi demonstrado a melhora nos indicadores de alguns equipamentos da indústria analisada, em que a média da eficiência global (OEE) aumentou de 42% para 76%, podendo assim concluir que o processo de estruturação do PCM realizado de forma estruturada produz resultados significativos.

Referências

Casonato, Poatã. Como a Industria Farmacêutica Cresce com a Pandemia. ICTQ, 2020.

ANVISA. AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução da diretoria colegiada- RDC nº 301, de 21 de agosto de 2019. Disponível em Acessado em: 11 mai. 2020.

Filho, Gil Branco. A Organização, o planejamento e o controle da manutenção. Ciência Moderna, 2008.

Teles, Jhonata. PCM Descomplicado – Planejamento e Controle de Manutenção. Brasília-DF: ENGETELES – Engenharia de Manutenção Consultoria e Treinamentos, 2017.

ABNT.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5462, Confiabilidade e Mantenabilidade. Rio de Janeiro: ABNT,

Kardec, Allan; Nascif, Júlio. Manutenção: função estratégica. 4. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2013.

Teles, Jhonata. Guia prático para implantação indicadores de manutenção. Brasília-DF: ENGETELES – Engenharia de Manutenção Consultoria e Treinamentos. 9 p. 2017.

Viana, Herbert Garcia. PCM, Planejamento e Controle da Manutenção. Rio de janeiro: Qualitymark ed, 2002.

Scholles, Clara Rejane. Criticidade de equipamentos na indústria: Como definir prioridades na manutenção. Industria 4.0 Manufatura Avançada, julho de 2018.

Carvalho, Elaine Aparecida. A Importância do Planejamento e Controle da Manutenção para a Manutenção. Pirassununga, 2017.

Cyrino, Luis. Procedimentos de Manutenção. Manutenção em Foco, 17 de novembro de 2016.

Silva, Julio Cesar. A importância da Implantação do PCM (Planejamento e Controle de Manutenção) Durante a Realização de Manutenções. Varginha, 2018.

Santos, Luís Márcio Alves. Et al. A Importância da manutenção industrial e seus indicadores. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 11, Vol.01, pp. 108-128. Novembro de 2019. ISSN: 2448-0959.

Publicado
2021-04-24
Como Citar
Gustavo G. F. Camps, Humbertt C. Souza, Pedro A. A. Lima, Romário R. Amorim, & Sérgio M. Brandão. (2021). Estruturação do Planejamento e Controle da Manutenção de uma Indústria Farmacêutica. Revista Processos Químicos, 14(28), 232-244. https://doi.org/10.19142/rpq.v14i28.619