Avaliação de um Sistema de Geração, Armazenagem e Distribuição de Água Purificada em uma Indústria de Cosméticos

  • Rafaella P. Malgueira SENAI CETIQT
  • Leandro F. Mendonça MARCIA COSMÉTICOS
  • Marta C. Picardo SENAI CETIQT
  • Leticia Q. Pereira SENAI CETIQT
Palavras-chave: Resina de troca iônica. Esterilizadores de radiação ultravioleta. Otimização de processos.

Resumo

A água é um recurso de grande relevância para a indústria de cosméticos, sendo sua principal matéria-prima, impactando diretamente na qualidade do produto final. Com as crescentes exigências da Agência Nacional de Vigilância, surge a necessidade de utilização de água purificada, livre de íons inorgânicos e contaminação microbiológica. Este trabalho buscou estudar um sistema, utilizando resina de troca iônica e esterilizadores de radiação ultravioleta, para a geração, armazenagem e distribuição de água purificada em uma indústria de cosméticos. Identificaram-se os pontos críticos do sistema, foram propostas melhores condições técnicas para garantir maior eficácia e melhor controle microbiológico e físico-químico.

Referências

1. Abdi. Relatório de acompanhamento setorial: cosméticos. São Paulo: vol. 1, 2008.

2. Alves, S. S. Conservação e reuso de água em indústria de cosméticos: estudo de caso da Natura cosméticos. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

3. Furtado, Marcelo. Desmineralização da água: cliente mais maduro gera demanda por produtos e serviços especializados. 2003.

4. Hernandez, Micheline.; Fresnel, M. M. M. Manual de Cosmetologia. 3 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 1999.

5. Wilkinson, J.B.; Moore, R.J. Cosmetologia de Harry. 1 ed. Madrid: Diaz de Santos, 1990.

6. Furtado, Marcelo. Água ultrapura: Anvisa e receio de contaminação forçam setor cosmético a melhorar água. 2013.

7. PERMUTION. Destilação ou deionização. Paraná.

8. Scapini, Luciana. Avaliação do desempenho da osmose reversa e da troca iônica para tratamento de efluente de curtume (Aimoré Couros LTDA – Encantado) visando à reutilização da água. 2007. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Processos Industriais) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, 2007.

9. Oliveira, F. C.; Pelegrini, D. D. Controle de qualidade do sistema de produção de água purificada obtida por osmose reversa em indústria farmacêutica. Paraná: Rev. Saúde e Biol., 2011, 6, 36.

10. Klimeck, C. A. et al. Uso de água tratada por osmose reversa para a geração de vapor em indústria de tabaco. Santa Catarina: Revista Produção Online, 2012, 12, 522.

11. Jesus, G. O. et al. Destilação de água por energia solar. Bahia: Cad. Prospec. 2015, 8, 469.

12. Trivelin, P. C. O.; Bendassoli, J. A.; Carneiro, F. Sistema desmineralizador de água de alta eficiência e baixo custo utilizando resinas trocadoras de íons. São Paulo: Química Nova, 1995. 19.

13. Tavares, G. A.; Bensassolli, J. A.; Souza, G.; Nolasco, F. Implantação de uma estação de produção de água desionizada para uso nos laboratórios do CENA/USP empregando resinas de troca iônica. São Paulo: Revista Analytica, n. 10, 2004.

14. Cunha, O. A. A. Água desmineralizada para indústria cosmética. Cosmetics & Toiletries, v.3, p. 22-28, 1991.

15. Ferreira, H.; Lima, H.; Coelho, Thiago. Microrganismos indicadores em alimentos de origem animal. 2014. Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na Disciplina de Tópicos Avançados em Microbiologia de Alimentos de Origem Animal, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Federal Rural do Semiárido, Rio Grande do Norte, 2014.

Publicado
2018-07-02
Como Citar
Malgueira, R. P., Mendonça, L. F., Picardo, M. C., & Pereira, L. Q. (2018). Avaliação de um Sistema de Geração, Armazenagem e Distribuição de Água Purificada em uma Indústria de Cosméticos. Revista Processos Químicos, 12(24), 77-84. https://doi.org/10.19142/rpq.v12i24.465