Proposta da Utilização de Mapas Conceituais para o Desenvolvimento de Novos Serviços

  • Luís Cláudio Lopes Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
  • Jefferson de Oliveira Gomes Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Palavras-chave: Desenvolvimento de novos serviços. Mapa conceitual. Demanda de mercado.

Resumo

Pesquisas vêm sendo realizadas no intuito de definir um processo que elabore um modelo para o entendimento das demandas dos stakeholders no desenvolvimento de novos serviços. Os modelos propostos, em sua maioria, são desdobramentos dos métodos de desenvolvimento de produtos, que não atendem ao segmento de serviços (SECOMANDI e SNELDERS, 2011; MELLO e CHIMENDES, 2006). Este artigo propõe um modelo heurístico que utiliza o método de Mapas Conceituais para a elucidação dos conhecimentos tácitos e explícitos de especialistas, estruturando uma proposta que contribui para que as organizações tenham assertividade no desenvolvimento de seus serviços, alinhando-os às demandas de mercado.

Referências

1. Brilhante, V.; Macedo, G. T.; Macedo, S. F. Heuristic transformation of well-constructed conceptual maps into OWL preliminary domain ontologies. CEUR Workshop Proceedings, v. 199. P. 12, 2006.

2. Cañas, A.; Hill, G.; LOTT, J. Support for constructing knowledge models in cmaptools. Word Journal Of The International Linguistic Association, p. 12, 2003.

3. Cañas, A. J.; Hill, G.; Carff, R.; et al. Cmaptools: a knowledge modeling and sharing environment. Proc. Of the First Int. Conference on Concept Mapping, Pamplona, Spain, v. 1, n. 1984, p. 125–135, 2004.

4. Cañas, A. J.; Novak, J. D. Re-examining the foundations for effective use of Concept Maps. Proc. Of the Second Int. Conference on Concept Mapping. San José, Costa Rica, v. 1, p. 494–502, 2006.

5. Cañas, A J.; Novak, J. D. The theory underlying concept maps and how to construct and use them. Technical Report IHMCcmaptools. Florida Institute for Human and Machine Cognition, v 1. P. 60, 2008.

6. Carvalho, M.; Hewett, R.; Cañas, A. Enhancing web searches from concept map-based knowledge models. Proceedings of SCI 2001. P. 69–73, 2001.

7. Chimendes, V. C. G.; Mello C. H. P.; Paiva, A. P. DE. Análise de modelo para projeto e desenvolvimento de serviços : uma pesquisa-ação em uma empresa de transporte rodoviário de passageiros. Gest. Prod., São Carlos, v. 15, n. 3, p. 491-505, 2007.

8. CMAP Tools: software disponível em http://www.ihmc.us/cmaptools.php

9. CNI - Confederação Nacional da Indústria. Serviços e competitividade no Brasil. Confederação Nacional da Indústria. CNI. Brasília. P. 105, 2014.

10. Costamagna, A. M. T. Mapas conceptuales como expresión de procesos de interrelación para evaluar la evolución del conocimiento de alumnos universitariosenseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas. Barcelona, v. 19, n. 2. P. 309-318, 2001

11. Crandall, B.; Lein, G.; Hoffman, R. R. Working minds. A practitioner’s guide to cognitive task analysis. Massachusetts Institute of Tecnology. The Bradford book. P. 332, 2006.

12. Ferreira, A. M. D.; Laurindo, F. J. B. Decisão de terceirização durante o processo de desenvolvimento de novos serviços de Tecnologia da Informação (TI): Uma contribuição à teoria de processo de desenvolvimento de novos serviços. Produto & Produção, v. 10, p. 94 - 121, 2009.

13. Fitzsimmons, J. A.; Fitzsimmons, M. J. Administração de Serviços – Operações, estratégia e tecnologia da informação. Tradução Scientific Linguagem Ltda. Mc Graw Hill Education – AMGH Editora Ltda. P. 518, 2014.

14. Mello, C. H. P.; Chimendes, V. C. G. Análise de três modelos de referência para o projeto e desenvolvimento de serviços. XXVI ENEGEP, Fortaleza, Brasil. P. 9, 2006.

15. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Atlas nacional de comércio e serviços. MDIC, IBGE, IPEA e SEBRAE. Brasília, DF. P. 140, 2013.

16. Moreira, M. A. Mapas conceituais e diagramas V. Porto Alegre: Ed. Do Autor. P. 103, 2006.

17. Novak, J. D. Learning, creating, and using knowledge: Concept maps as facilitative tools in schools and corporations. Journal of E-Learning and Knowledge Society, v. 6, n. 3, p. 21–30, 2010.

18. Novak, J. D. A theory of education: meaningful learning underlies the constructive integration of thinking, feeling, and acting leading to empowerment for commitment and responsibility. Meaningful Learning, v. 1, n. 2, p. 14, 2011.

19. Novak, J. D.; Gowin, D. B. Learning how to learn. Cambridge University Press, New York, NY. V 23. P. 199, 2008.

20. Novak, J. D.; Cañas, A J. Tradução de “The theory underlying concept maps and how to construct and use them”. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p. 9-29 , 2010.

21. Novak, J. D.; Cañas, A. J. The origins of the concept mapping tool and the continuing evolution of the tool. Information Visualization, v. 5, n. 3, p. 175–184, 2006.

22. Ontoria, A. P.; Ballesteros, A. P; Buenadicha, I. M. .; et al. Mapas conceituais: Uma técnica para aprender. Edições Loyola. P. 238, 2005

23. Secomandi, F.; snelders, D. The object of service design. Massachusetts Institute of Technology - Design Issues: v. 27, n. 3, p. 20 - 34, 2011.

24. Tavares, R. Construindo mapas conceituais. Ciência e Cognição, v. 12, p. 72–85, 2007.

25. Tonolli Júnior, E. J.; Brodbeck, A. F.; Costa, C. A. Análise das relações dos elementos de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação com o processo de desenvolvimento de produto. Revista de Administração Mackenzie, v. 13, n. 2, p. 135-170, 2012.

26. Weideman, M.; Kritzinger, W. Concept Mapping – a proposed theoretical model for implementation as a knowledge repository. ICT in Higher Education. P. 20, 2003.
Publicado
2015-07-01
Como Citar
Lopes, L. C., & Gomes, J. de O. (2015). Proposta da Utilização de Mapas Conceituais para o Desenvolvimento de Novos Serviços. Revista Processos Químicos, 9(18), 355-364. https://doi.org/10.19142/rpq.v9i18.335